sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

ARTIFÍCIO CIRCUNSTANCIAL.( Produção escrita pelo Jovem estudante Juanes Paulo no dia 08/03/2010)

    A comunicação é importante para a espécie humana,pois desde o seu surgimento ,a linguagem começou a se sobrepor à força física.
    Conhecer a linguagem é fundamental em qualquer sociedade,independentemente de seu desenvolvimento ético,moral,econômico ou até mesmo religioso.A saber a tradição judaico-cristã sobreviveu em seus primórdios em virtude de uma precisão na linguagem oral.
    Subtamente pensar em linguagem é no mínimo abstrato e  estabelecer limites na comunicação  inviável. Mas, afinal é realmente importante a linguagem nos diferentes agrupamentos humanos.Sim, e alguns exemplos históricos evidenciam isto, por exemplo os portugueses, quando chegaram no continente americano, estabeleceram uma espécie de comércio  com os nativos por intermédio da linguagem gestual.Desta forma, os lusos europeus pouparam forças e conseguiram benefícios em razão ao conflito.A linguagem mostrou ser eficiente como forma de conquista velada.
   Transcender os limites da comunicação significa ultra´passar as barreiras sociais,políticas e econômicas.Sendo o ser humano um ser social, ele necessita se relacionar  com outros seres humanos e indubitavelmente a melhor forma disso é pelo diálogo.
   Quem reconhece os diferentes  artifícios da linguagem e consegue usá-los nos diversos tropos circunstanciais, não só amplia o seu mundo externo mas também  o seu mundo interno.


A LIBERDADE( Produção escrita pelo estudante Juanes Paulo no ano de 2011.)

  Com o argumento de liberdade, a todo custo, e ainda com a relativização de princípios étnicos morais , a sociedade vem perdendo valores que regulamentam,  ainda os avanços comportamentais do final do século XX que deveriam deixá-la mais livre e feliz acabou deixando-a presa e deturpada na sua própria libertinagem.
   Conscientizar a coletividade brasileira é melhor que simplesmente fazer proibições relativas a usos de certos adereços e outras formas de demonstração pública das particularidades pessoais.Pois proibir certos adereços, é similar a tratar o espirro  e não a gripe,em outras palavras,trata-se a consequência do problema e não a causa do mesmo. A saber, até a metade do século XX o povo brasileiro era altamente patriarcal.É bem verdade que esse padrão rígido dos costumes é tão falho quanto o padrão atual .
   A educação dos padrões sociais deveria ser feita pela família que está desestruturada e não consegue fazer o seu papel de reguladora social, a escola por sua vez, que em tese deveria educar em paralelo com a família, encontra-se bastante preocupada com o sistema conteudista, ou seja preocupada apenas em perpassar conteúdos e não ensinar conceitos.