quinta-feira, 31 de maio de 2012

PROTOCOOPERAÇÃO INSTITUCIONAL -ARTIGO

     A  mídia televisiva e o poder político exercem uma relação de protocooperação,ou seja um sobrevive sem o outro,porém quando unidos possuem mais força.A legitimidade que a TV exerce a um governo deixa-o forte para manter  o seu poder e ainda a emissora que tem  o apoio governamental geralmente obtém vantagens que a deixam mais competitiva no mercado  midiático.
     Tecnicamente, todos os canais são estatais e por  meio de uma concessão pública são repassados a iniciativa privada Em vitude disso,teoricamente,os contratos dos direitos   de transmissão podem ser suspensos a qualquer momento pelo Estado,embora isso implique em um problema de legalidade.
Recentemente,Hugo chaves  Cristiana, Kicher ,fecharam   emissoras que noticiaram fatos "proibidos" como: O aumento da inflação na Argentina e esgotamento energético venezuelano.Isso mostra o quão  delicado é o relacionamento entre o Estado e a TV e a importância que ela tem na governabilidade de um país,haja vista que  o povo começou a criticar os seus respectivos governos  a partir do momento que teve acesso as informações proíbidas.
      Assim sendo, um dos alicerces da política é sim, a informação televisiva e quando esse pilar é rompido pode ser que os outros pilares do poder, rompam-se e toda a estrutura desmorone.Por exemplo, no  documentário "vídeo gramas de uma revolução",(   quando o ditador Nicolau Ceasescu, em 1979 da Romênia,conseguiu manter o controle da mídia televisiva,os oposicionistas  não tinham muita forças,no entanto,foi só a  partir  do momento que os revolucionários tomaram a TV estatal, que a revolução ganhou corpo e conseguiu derrubar o ditador romeno).
      A ajuda mútua que TV e Estado possuem muitas vezes atrapalha a coletividade geral. É necessário que essa relação não ultr´passe  os limites da ética para com a sociedade,posto que essas instituições vevem cooperar uma com a outra  sem prejudicar o todo.
 
                               ( Artigo produzido pelo jovem estudante Juanes Paulo Batista Bonifácio.Jacareí,Maio de 2012.)