segunda-feira, 24 de maio de 2010

TEXTOS ARGUMENTATIVOS, POLÊMICOS NA ÁREA DA LITERATURA MODERNA

         A QUESTÃO DA  ESMOLA ( É PREJUDICIAL À SOCIEDADE MODERNA)


          O PENSAMENTO DE QUE DAR ESMOLAS SEJA UMA FORMA DE SOLIDARIEDADE É COMUM,PORÉM ISSO NÃO  REPRESENTA A REALIDADE,BEM COMO DAR ESMOLA É  UM PÉSSIMO ATO.
          O SUPOSTO CENTAVO DADO AO POBRE POR CARIDADE,NADA MAIS É QUE  A VONTADE DE FICAR BEM VISTO PERANTE O GRUPO.  DAR  A SOBRA NÃO  É VIRTUDE,É UMA FORMA DE OSTENTAR PODER, É SOBERBA,É EXIBICIONISMO.
          NÃO OBSTANTE,A SITUAÇÃO DO PEDINTE COLABORA PARA PROSSEGUIR A HIPOCRISIA SOCIAL,VISTO QUE  O CIDADÃO  QUE FORNECE  A MIGALHA MONETÁRIA AO DESAFORTUNADO,PENSA ESTAR SE LIVRANDO DE TODA INJUSTIÇA SOCIAL E, POR CONSEGUINTE,CONFORMA-SE COM UMA  SOCIEDADE EGOCÊNTRICA QUE ELE  MESMO FAZ PARTE. SEGUNDO A REVISTA CARTA  CAPITAL DO FINAL DE 2009, A ESMOLA É RESPONSÁVEL POR 79%  DOS MENDIGOS NÃO TENTAREM SAIR DA SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA E AINDA A MESMA É O MOTIVO POR 90% DAS PESSOAS ACHAREM QUE FAZEM CARIDADE.
          NESSE CONTEXTO, O INDIVÍDUO PREFERE PEDIR E VIVER DOS " CENTAVOS" DA COMPAIXÃO DO QUE LABUTAR E RECEBER UNS PARCOS TROCADOS  EM TROCA DO TRABALHO PRESTADO.SÃO CIRCUNSTÂNCIAS QUE CRIAM PARASITAS CRÔNICOS DE UM SISTEMA FALIDO. POR PARADOXAL QUE POSSA PARECER, A ESMOLA NÃO AJUDA  O CIDADÃO. ELA O HUMILHA O MINIMIZA.
         É NECESSÁRIO QUE NÃO SÓ O GOVERNO MAS TAMBÉM A SOCIEDADE CIVIL REVEJAM SUAS MANEIRAS DE COMBATER A MISÉRIA,PROPONDO MEDIDAS QUE AJUDEM O NECESSITADO  A SAIR DA SITUAÇÃO DE INDIGÊNCIA, PARA QUE  O MARGINALIZADO DEIXE DE  SOBREVIVER DA ESMOLA   E PASSE A VIVER DA FORÇA DO SEU PRÓPRIO LABOR.  (  Autoria do jovem Juanes Paulo B. Bonifácio-Estudante.)

LINGUAGEM UMA NECESSIDADE BÁSICA( ARTIGO DE CULTURA)

  A LIGAÇÃO DO PODER COM A LINGUAGEM PERPASSA DESDE OS TEMPOS DA ANTIGUIDADE  CLÁSSICA,POSTO QUE A ORALIDADE DOS GREGOS E A ESCRITA DOS ROMANOS OS COLOCARAM EM UM PATAMAR   DE SUPERIORIDADE PERANTE AS DEMAIS NAÇÕES.
  QUANDO SE ANALISA  ÍCONES DA LINGUAGEM COMO:  NAPOLEÃO BONAPARTE,A H. ,NELSON  MANDELA, LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA, SÃO INDIVÍDUOS QUE SOUBERAM USAR A COMUNICAÇÃO EM IMPORTANTES PENSAMENTOS COM EXTREMA EFICIÊNCIA.
   SUBITAMENTE,SERÁ QUE A LINGUAGEM É DE FATO IMPORTANTE NO INDIVIDUAL HUMANO? INDUBITAVELMENTE QUE SIM, E A  CÉLEBRE FRASE QUEM TEM BOCA VAI A ROMA SINTETIZA,COM EFICIÊNCIA,A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM NA CONTEMPORANIEDADE.
   NA   ESSÊNCIA, LINGUAGEM NÃO É SINÔNIMO DE ORALIDADE DE MODO QUE EXISTEM DIVERSAS VERTENTES COMUNICATIVAS POR EXEMPLO, A ESCRITA, OS GESTOS DENTRE OUTROS. O INTERESSANTE É P QUE A LÍNGUA PORTUGUESA PADRÃO É USADA VARIAVELMENTE NOS DIFERENTES SEGMENTOS SOCIAIS. A SABER, A LINGUAGEM DOS MINISTROS DO STF. (SUPERIOR TRIBUNAL FEDERAL) É OPOSTA À LINGUAGEM  DO PASTOR EVANGÉLICO QUE É AINDA DIFERENTE  A DO POLÍTICO OU  LÍDER  SINDICAL,PORÉM TODAS MOSTRAM-SE EFICAZES NA SUA PROPOSTA.
   USAR  O LÉXICO ADEQUADAMENTE  É FUNDAMENTAL COMO NECESSIDADE BÁSICA DO SER HUMANO, E COMO DIZIA ARISTÓTELES O HOMEM É UM SER SOCIAL POR CONSEGUINTE NECESSITA DA  COMUNICAÇÃO PARA ISSO. ( fonte:  Texto de autoria do jovem Juanes Paulo Batista Bonifácio- Membro da  ice central de Jacareí- área cultural)